Notícias

Habilidades Sociais: A arte de se comportar

Habilidades Sociais: A arte de se comportar

07-10-16 | Sem categoria | admin |

Dígamos que um dia você recebe um convite para fazer um programa que não quer. Você se sentindo constrangido em recusar acaba dizendo sim. No dia combinado você experimenta sensações de irritação e ansiedade. Na verdade você não gostaria de ter ido ao evento.

Esse seria um exemplo de uma reação comportamental diante de uma situação social. Para dizer não, você teria que utilizar as habilidades sociais aprendidas no decorrer de sua vida.

Algumas pessoas apresentam uma facilidade maior na inteiração com outras, o importante aqui é frisar que as habilidades sociais são aprendidas, assim, qualquer pessoa pode aprimorar esse reportório de comportamentos nos relacionamentos.

Habilidades sociais podem ser entendidas como comportamentos que são adquiridos desde a nossa infância. Muitas pessoas acham que elas tem relação apenas com a comunicação.

Abaixo alguns elementos que compõem o exercício de interagir com o outro.

  • Olhar;
  • Expressão facial;
  • Postura Corporal;
  • Fala (entonação da voz, timbre, clareza, velocidade)
  • Conversação

Isso quer dizer que numa simples conversa todas essas funções são utilizadas e observadas pelas que pessoas que estão ao seu redor.

As habilidades sociais também podem ser dividas em categorias como:

-Comunicação

Iniciar e manter uma conversa, saber fazer perguntas e responder, elogiar. Observe que essa é apenas uma das habilidades.

-Civilidade

Habilidades voltadas a educação e respeito, como: Cumprimentos, saber agradecer, palavras como: Licença, Por favor etc.

-Assertividade

Manifestar opinião, concordar, discordar, recusar pedidos, estabelecer relacionamento com o sexo oposto, expressar sentimentos como: raiva, tristeza, alegria de forma adequada sem ferir os sentimentos alheios ou parecer passivo. Saber lidar com críticas.

Um exemplo seria você falar sobre os seus sentimentos na situação ao invés de culpabilizar o outro por um comportamento. “ Estou muito aborrecido com a sua atitude de me fazer esperar ontem e não me dar uma satisfação sobre o que ocorreu.

-Empatia

Saber se colocar no lugar da outra pessoa sem julgamentos, refletir sobre sentimentos, expressar apoio aos outros.

Quando conseguimos fazer o exercicio de enxergar o problema sobre o olhar do outro, muitas vezes nos tornamos mais sensatos e compreensíveis e isso aumenta a probabilidade de oferecermos uma solução melhor, livre de críticas e julgamentos.

-Expressão de Sentimentos positivos

Fazer amizades, expressar amor, expressar solidariedade, carinho.

Muitas pessoas apresentam dificuldades de expressar esses sentimentos não só com a fala mas também com comportamentos não verbais como: toque, abraços e outras formas de carinho.

-Habilidades Sociais no trabalho

Tomar decisões, mediar conflitos, falar em publico, resolver problemas, coordenar grupos.

Essas é uma das habilidades que fazem a diferença no relacionamento interpessoal no trabalho e podem ser essenciais para uma promoção dentro da empresa.

Quanto mais praticarmos essas habilidades nas relações de uma forma geral, mais protegidos estarão os nossos relacionamentos, sejam eles pessoais, profissionais ou familiares.

Fica então uma reflexão: Será que apresentar um bom nível de habilidades sociais é apenas saber gerenciar uma conversa?

Abraços carinhosos

 

Bibliografia Consultada

Del Prette, A. & Del Prette (2001). Psicologia das Habilidades Sociais – Terapia e Educação.
Caballo, Vicent (2010). Manual de Avaliação e Treinamento das Habilidades Sociais.