Notícias

Redes Sociais: Aliados ou vilões?

Redes Sociais: Aliados ou vilões?

11-08-16 | Sem categoria | admin | Tags: ,

E de repente lá está você novamente na sua rede social, olhando repetidamente o perfil dele(a)  e de todos os  amigos(as) que estão a sua volta, procurando algum vestígio de que você pode estar sendo passado(a) para trás.

Você começa a notar que sua produtividade no trabalho não é mais a mesma, seu humor tem se tornado oscilante, isso tem influenciado no seu padrão de alimentação, de bem estar e prejudicado o seu relacionamento com pessoas próximas.

Seus  amigos tentam lhe alertar, explicando que nada grave está acontecendo, isso é apenas uma impressão sua, mas nada consegue diminuir essa sensação de que você pode  perdê-lo (a) a qualquer momento.

Nesse caso, qual é o vilão? Os seus pensamentos negativos ou permanecer entrando na rede?

É  importante entender que não conseguimos controlar os pensamentos, podemos aprender a questiona-los, a testar suas evidências e assim diminuir a sensação de desconforto que nos causam, mas não podemos impedi-los de surgirem.

Existem pesquisas que comprovam que as redes sociais podem estimular sentimentos como: insegurança, raiva, ciúmes, que podem influenciar de forma negativa um relacionamento que já está em crise, mesmo quando na verdade em alguns casos, nada tão grave esteja ocorrendo.

A necessidade do controle, a sensação de posse e a idéia que nos relacionamentos amorosos tudo deve ser compartilhado (inclusive os pensamentos e sentimentos) pode indicar que o problema está em você e não no seu parceiro (a), que inclusive se estivesse fazendo algo contra o relacionamento não se expôria em uma rede social a qual você tem acesso.

Se você tem o   medo da perda, como mencionado no início do texto, não seria importante você pensar na sua própria autonomia? E Como fazer isso?

–  Você tem outros tipos de relacionamentos com amigos(as) por exemplo, ou relações saudáveis familiares? Sim, eu entendo, quando estamos apaixonados queremos ficar o máximo de tempo com aquela única pessoa, mas tudo que vai para um extremo sufoca, enfraquece e desgasta.

-Se você sente sintomas de ansiedade, medo, culpa, raiva ou angústia quando está acessando a rede já é um sinal de que não está mais sendo prazeroso, o ideal seria você deixar de acessa-la pelo menos temporariamente, caso esses sentimentos não diminuam quando você retornar a ela, saia da rede.

-Quanto tempo do seu dia você usa para essa atividade? Além disso, você deixa de produzir algo importante?

-Se atente ao seu  comportamento e a comunicação com o seu parceiro, isso é muito mais valioso do que bancar a detetive pela rede social supondo informações e fatos que não se confirmam.

– Pessoas seguras e equilibradas emocionalmente falam sobre seus sentimentos de forma natural e não precisam utilizar esses recursos virtuais acreditando que isso fortalecerá o relacionamento, ao contrário, você pode entrar em uma grande armadilha.

E o mais importante cuide de você, se permita passar alguns momentos sozinho(a), nas suas atividades, desenvolvendo sua autonomia, dessa forma, estará cuidando de verdade da sua relação.