Notícias

Síndrome de Burnout, será que tenho?

Síndrome de Burnout, será que tenho?

23-05-16 | Sem categoria | admin |

Em março de 2015 o mundo foi surpreendido por um acidente aéreo que causou a morte de 150 passageiros.

As causas do acidente que dividem opiniões até hoje  trazem hipóteses  que o co-piloto responsável pela cabine naquele momento, estava com um quadro de esgotamento físico e mental conhecida como Síndrome de Bournout.

Mas que Síndrome é essa?

Essa síndrome  foi descrita em 1970 e tem como característica um estado de fadiga intensa provocado por uma condição profissional muitas vezes desgastante.

De acordo com uma pesquisa da ISMA BR,  30% dos profissionais brasileiros apresentam esse tipo  de Stress causando improdutividade e até afastamentos nas empresas.

Muito se tem falado hoje em dia sobre Stress Ocupacional e como  qualquer quadro dessa natureza  sintomas físicos como: dores, problemas gastro-intestinais, queda no sistema imunológico levando o indivíduo a diversas infecções durante o ano podem ocorrer.

A irritabilidade, tristeza profunda , ansiedade e outros sintomas psicológicos também estão presentes.

Lidar com o problema nem sempre é tão fácil, mas não é impossível.

 

 

Dependendo dos sintomas apresentados será necessário a intervenção de um psiquiátra, na nossa cultura ainda existe um preconceito que provém de um desconhecimento que esse tipo de profissional deverá  ser consultado só em último caso, quando praticamente já não conseguimos responder por nossos atos, isso porque as medicações para esse público leigo geram dependência e uma sedação que será percebida por outras pessoas.

O que é necessário saber, é que hoje uma boa parte das medicações não produzem nas pessoas tais efeitos, nos primeiros dias  pode ser comum um desconforto, mas algo muito bem tolerável e imperceptível pelos outros,  a medicação ajudará os seus neurotransmissores a produzir o que está em falta  no seu organismo e isso fará uma diferença enorme no seu funcionamento.

 

Não hesite em  conversar com os  seus superiores ou colegas, a comunicação é um instrumento valioso, uma boa parte dos quadros de Stress são causados justamente pela falta dela. Aprenda desde já a usá-la, não de forma agressiva ou passiva demais, mas de uma forma que o outro entenda o que ocorre com você. Não coloque a sua vida ou a vida de terceiros em risco.

 

Perceba como anda sua rotina, mude seus hábitos:  acorde mais cedo, organize seu dia, de preferência anotando o que deve ser feito, aprenda a trabalhar com prioridades.

 

Crie um espaço na sua agenda pelo menos três vezes na semana para uma atividade física, não vale desculpas, é a sua saúde, quanto mais cedo criar esse hábito menos terá que se preocupar com medicações e outras intervenções médicas, além disso,  o exercício físico também  ajudará a produzir substâncias que são essenciais para o bom funcionamento do seu organismo.

 

 

Você não precisa ser perfeito em tudo, para se atingir a perfeição é necessário fazer repetidas vezes a mesma coisa  e isso inclui errar, isso não fará de você um profissional desqualificado, apenas um profissional em desenvolvimento, porém,  os outros o verão como você se mostrar a eles.

 

Aprenda a se relacionar fora do trabalho, inteirações com pessoas que lhe tirem dessa atmosfera profissional  são de suma importância  nesse momento. Amigos, familiares e programas como viagens e outros entretenimentos precisam fazer parte da sua rotina.