Um vilão silencioso chamado Stress

24-05-16 | Sem categoria | admin |

Presente no nosso vocabulário frequentemente, essa palavra que pode ser escrita de duas formas (Estresse/Stress), tem gerado um impacto muito grande no nosso funcionamento.

Estima-se hoje que 70% da população economicamente ativa (dados retirados do ISMA Brasil) já tenha vivenciado algum sintoma físico ou emocional do stress.

Chama-se Stress um estado de tensão que causa uma ruptura no equilíbrio interno do nosso organismo. Quando ocorre essa ruptura sintomas psicológicos e físicos começam a ocorrer, causando assim uma mudança no padrão de pensamentos e comportamentos do indivíduo.

Acreditar que podemos viver sem ele é um engano, mas podemos aprender a controlá-lo, reconhecendo nossos limites e as situações que funcionam como gatilhos para o surgimento desses sintomas.

Esse vilão  vai agindo de forma silenciosa no nosso corpo, em um primeiro momento é comum nos sentirmos mais vivos, mais alertas, com uma necessidade de sono menor e motivados para iniciar novos projetos ou dar continuidade aos já existentes. Nessa fase o  stress já está presente no nosso organismo, mas é considerado positivo.

Escuto muitos relatos no consultório com pacientes que mencionam que gostariam de manter-se  com esse funcionamento, porém nenhum organismo resiste a essa fase  durante muito tempo.

Começam  a surgir então oscilações entre  períodos de muito cansaço e períodos de produtividade, perceba que já não se tem o mesmo efeito   da fase inicial.

As preocupações e pensamentos negativos  podem ser comuns nessa fase,  sensações de ansiedade como: uma respiração mais curta com sensação de  falta de ar e  tonturas  também podem ocorrer.

Se essa fase é negligenciada, os sintomas físicos se tornam mais presentes e podem surgir  alguns problemas como: alergias de pele, alterações de pressão,  mudança no hábito intestinal, dores de cabeça, gastrites etc,  pois nesse momento já existe uma produção mais alta de cortisol no organismo.

Gradativamente todo o organismo vai sendo modificado, isso claro, vai alterando a forma da pessoa pensar e se comportar. Em casos mais graves até uma internação médica  em consequência dos danos causados na saúde do indivíduo  pode ocorrer.

Tão importante quanto diminuir os  sintomas é avaliar a causa do problema e criar estratégias eficientes para lidar com a situação, caso seja difícil lidar com essa questão sozinho não hesite em solicitar ajuda.

O tratamento com a psicoterapia tem  o intuito de promover um alívio do sofrimento mental, ensinando- o novas formas de exposição nas situações, além de identificar padrões de comportamentos e pensamentos que o levaram a esse quadro, dessa forma ele poderá optar por um funcionamento mais adequado com  a   aquisição  de novas habilidades sociais.

È importante lembrar que todo processo psicoterapêutico só ocorre com a participação ativa do paciente no processo, ou seja, ele precisa se comprometer com essa mudança.

Caso necessário, o psicoterapeuta solicitará   uma avaliação psiquiátrica, pois existem casos que é fundamental estabelecer essa parceria.

A atenção aos sintomas que o seu corpo manifesta  e a ação para a  mudança são instrumentos valiosos para uma vida  plena e saudável, mãos a obra.

Bibliografia consultada: Lipp, Marilda (1999). O stress está dentro de você. Editora Contexto. São Paulo.